(Sim, sei, vocês não sabem de que estou falando porque a beleza desapareceu há muito tempo. Ela desapareceu sob a superfície do barulho - barulho das palavras, barulho dos carros, barulho da música - no qual vivemos constantemente. Está submersa como a Atlântida. Dela só restou uma palavra cujo sentido é a cada ano menos inteligível.)
[Milan Kundera]

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cool it!

O título deste post refere-se abertamente ao título do livro de Bjorn Lomborg seguinte ao qual o autor subtitula: O Guia do Aquecimento Global para o Ambientalista Cético. Não sei se já existe edição em potuguês da obra, a minha é inglesa. Um outro livro do autor, O Ambientalista Cético, este com edição em português e bem mais abrangente, com algumas centenas de páginas grandes, letras pequenas e muitos, muitos gráficos, apoia a mesma idéia, que eu sei, não disse qual é.

Não pretendo fazer neste post um resumo, uma resenha, uma análise ou uma crítica de nenhuma das duas obras, menos ainda do trabalho de Lomborg. Admiro-o, como admiro todos aqueles que, racionalmente, provam sozinhos que a maioria está cega.
Mas quero me ater aos títulos das obras, para uma análise que sei fazer com mais tranquilidade. Futuramente colocarei aqui dados e trechos dos livros, apontando absurdas contradições dos governos dos países mais desenvolvidos do mund, do Greenpeace e do IPCC (http://www.ipcc.ch/).

Quando um autor intitula seu livro, quer nos dizer alguma coisa. E esta coisa deve ser muito importante, porque o autor quer dizê-la mesmo para aqueles que não abram o livro, mesmo para aqueles que o repudiem, para aqueles que não sabem ou não conseguem ler mais de duas, três frases. Com o título um autor quer mandar uma mensagem para todos aqueles que lêem, mas também para todos aqueles que não lêem seu livro. Vamos aos títulos.

O AMBIENTALISTA CÉTICO.
Quer dizer, então, que há ambientalistas não-céticos? Sim, mas isso é óbvio. Vide loucos do Greenpeace. O interessante é que, ao que parece, um dos poucos que levantam a voz dizendo serem céticos é Lomborg, enquanto IPCCistas e Pacificadores Verdes creem no Grande Deus CO2 e no Livro Sagrado do Aquecimento Global e da Piora do Mundo.
No Ambientalista Cético, Lomborg comprova que o mundo, pasme, está melhorando! Não está tudo bem, e ele frisa que não está tudo bem o tempo todo, mas está melhorando, nós estamos no caminho certo. E prova usando dados do próprio IPCC boa parte do tempo!
Lomborg foi colocado no nível de Judas pelos ambientalistas crédulos, por explicar: há o problema, mas combatê-lo não pode ser prioridade enquanto milhões não comem, milhões não lêem e milhões morrem de malária (a malária não choca, mas menciono aqui porque ele menciona lá).

Vá atrás do livro, ou não, mas cuidado com o que você ouve sobre aquecimento global. Alguns milhões são destinados para pesquisa em torno disso, é interessante que ele se torne cada vez mais grave.
Só para terminar, a proporção de ursos mortos a tiros, nos polos, e ursos mortos por aquecimento global é algo em torno de cinco por tiros para cada um de gás carbônico.

Boa noite, e boa sorte.

Nenhum comentário: